QFD e SWOT

Segundo Rozenfeld et al. (2006), dentro de uma empresa, é preciso decidir quais os projetos de desenvolvimento merecem priorização, considerando sempre possíveis restrições de capital, tecnologia e competências. Deve-se analisar todas as possibilidades de projetos e estudar cuidadosamente as variáveis, a fim de otimizar os investimentos realizados pela empresa.

Muitos donos de negócio consideram somente o valor financeiro quando se veem obrigados a escolher um novo produto. Esse é um erro comum e recorrente: focar em fatores quantitativos e negligenciar os qualitativos. Os fatores qualitativos, por envolverem certa subjetividade e requererem algum conhecimento sobre o produto ou sua produção, acabam sendo renegados ao segundo plano. Mas existe um método que permite uma análise eficiente desses dados: o QFD – Quality Function Deployment (desdobramento da função de qualidade).

Para avaliar as qualidades de um produto, o método mais eficiente é o QFD. Este método nos permite traduzir os desejos e necessidades dos clientes em qualidades técnicas e tangíveis para o produto em desenvolvimento. Isto porque aproxima, do consumidor, o engenheiro e outros profissionais que participam da produção. A ferramenta mais básica do QFD são os questionários, eles irão definir a qualidade da demanda que, após identificada, será analisada a procura das prioridades e das especificações técnicas do produto. As matrizes dessa ferramenta são, então: matriz da qualidade, do produto, de processos e de recursos.

Analisando as matrizes da análise SWOT: forças e fraquezas são fatores internos à empresa, enquanto oportunidades e ameaças são fatores externos, referem-se ao meio em que ela está inserida. Na observação dessas variáveis, percebemos que a interação entre fatores da mesma natureza deve-se procurar manter sempre a supremacia do fator mais positivo. Enquanto a interação entre fatores de natureza distinta resulta na estratégia a ser seguida: desenvolvimento, crescimento, manutenção ou sobrevivência.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s