FEEDBACK: PORQUE TODA COMUNICAÇÃO PRECISA DE UM RETORNO

 A comunicação empresarial é formal e burocrática em sua grande totalidade, e, por isso, muitas vezes há maior preocupação sobre o mecanismo de transmissão da mensagem do que com o seu próprio entendimento. Esse foco no meio e não no conteúdo da mensagem pode causar ruídos e tornar a comunicação menos eficiente.

O feedback – realimentação ou retroalimentação – promove mudanças de atitude, comportamentos e pensamentos, através do diálogo crítico a respeito de algum assunto especifico. Esse processo baseia-se em dar e receber informações sobre como suas ações afetam outras pessoas e situações. Um feedback eficaz deve ser capaz de ajudar o indivíduo que o recebe a atingir de maneira mais produtiva e eficaz os seus objetivos e metas.

A utilidade desse método são muitas: aprovar ou reprovar comportamentos ou resultados, demonstrar entendimento e compreensão, inteligência e habilidade ou consideração e respeito, repreender ou elogiar o locutor, desabafar sentimentos e, o principal dentro de uma empresa, ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos.

Apesar de sua importância, muitas vezes não é aplicado na empresa, ou é praticado de maneira inadequada. Por exemplo, muitas vezes dá-se feedback sem conhecer bem sobre o assunto abordado e sem um propósito definido ou apropriado ou, até mesmo, em ambientes impróprios. Outro erro comum é não adaptar a sua linguagem a um nível compreensível para o receptor. Mas as causas mais frequentes são as emocionais, a timidez, o medo de magoar ou desapontar ou de ser punido e sofrer retaliações são algumas delas.

O receptor, ao receber o feedback, deve ouvir cuidadosamente os pontos elucidados e evitar interromper o locutor. Ao final do discurso, reformular para confirmar a compreensão e fazer perguntas sobre pontos que, por ventura, não tenham ficado claros. Enfim, a postura correta a ser seguida é assimilar com calma as informações recebidas e reconhecer o que for correto e adequado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s