O MARKETING E A FRANÇA

1. ONDE ESTUDAR

O marketing é uma das áreas de atuação que mais crescem no mundo. Não é diferente na França. E, ao contrário do que muitos pensam, esse setor oferece muitas oportunidades além de trabalhar numa multinacional. Consultoria de branding ou de CRM e PME são algumas das várias funções que o profissional dessa área pode assumir.

Se você quer estudar na França, seja por já ter intimidade com o idioma ou por só ter vontade de conhecer Paris, existem duas opções:

a) Ecole de Commerce: HEC, EM Lyon, ESSEC, ESC, EDHEC

b) Université

Nesse link é possível encontrar uma lista detalhada das opções de instituições e como realizar a inscrição: http://pt.franceguide.com/Estudar-numa-universidade-francesa-segue-o-guia.html?NodeID=1&EditoID=191309.

2. REVOLUÇÃO FRANCESA

Luis Felipe Pondé, em um texto para a Folha de São Paulo, defendeu que a Revolução Francesa, em suas ideias e feitos, não é compatível com ideais pelos quais ela é lembrada até os dias de hoje: liberdade, fraternidade e igualdade. Para o jornalista esse marco histórico não passa de um exemplo de marketing político.

Esse seria o primeiro evento previamente ideologizado para parece outra coisa. Foi “criado”, então, o povo que ama a liberdade e que está disposto a lutar por ela de todas as formas, inclusive através da violência. E todo esse povo enfurecido estaria sendo inspirado por uma deusa: a razão, criada também pelos iluministas. Mas o insight é que esse povo que destrói tudo para revindicar direitos ou usurpar direitos de outrem sempre existiu. Os filósofos iluministas é que nos teriam feito acreditar que aquele era um acontecimento inédito.

Para concluir, o autor afirma que a nossa democracia está muito mais baseada nos direito americano e no britânico. Esses sim, teriam nos dado essa noção de liberdade de expressão e de ir e vir que conhecemos e valorizamos. E encerra: “É hora de deixar nossos alunos lerem mais Locke, Hume, Burke, Tocqueville, Stuart Mill, Oakeshott, Berlin, os federalistas e antifederalistas, Rawls, Strauss e não apenas Rousseau, Marx e suas crias”.

3. CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS FRANCESAS

Se você procurar as duas postagens imediatamente anteriores a esta, encontrará dois vídeos interessantes de campanhas publicitárias realizadas na França. Chequem e deem suas opiniões! Especialmente sobre o vídeo que trabalha com o tema do racismo, ok?

Bom, é isso. Tentei relacionar um pouco o tema marketing com o país França. Espero que tenham curtido as curiosidades. Vou tentar falar de outros países também, o que acham?

Muita paz pra todos! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s